Blog Details Title

Você está pronto para ser o dono de sua carreira?

Mesmo diante de todos os desafios de nosso ambiente de negócios, a rota do empreendedorismo segue como um sonho que move milhões de brasileiros todos os anos. Para termos uma percepção clara desse cenário, vale citar, por exemplo, que o Brasil registrou recorde na abertura de novos negócios em 2021, com mais de 3,9 milhões de empreendimentos e expansão de quase 20% no comparativo de 2020, de acordo com levantamento do Sebrae que utilizou dados da Receita Federal.

Além disso, é interessante observar que as pesquisas sobre como abrir uma empresa crescem em um ritmo mais acelerado nos mecanismos de busca digitais do que as consultas sobre como conseguir um novo emprego, indicador esse que reforça ainda mais o interesse do brasileiro pelo universo do empreendedorismo.

Diante desse cenário, uma reflexão que se deve fazer dentro de qualquer jornada que está se iniciando pelo mundo dos negócios é: estou, de fato, pronto para abraçar uma carreira que apresenta uma série de oportunidades, mas também os riscos inerentes à atividade empreendedora, independentemente do segmento de negócio escolhido?

E, embora essa resposta tenha elementos subjetivos relacionados ao momento de vida, disposição e interesse do potencial empreendedor, alguns pontos importantes devem ser considerados nesta equação. E o primeiro deles, sem dúvidas, envolve planejamento.

Via de regra, todo negócio com maior potencial de sucesso tem como base um plano – seja ele mais tradicional ou baseado em metodologias contemporâneas como effectuation, business model canvas, etc. – no qual são estabelecidas as bases de uma empresa, suas primeiras projeções financeiras e são traçados alguns comparativos de mercado. Esse primeiro passo é fundamental, inclusive, em um eventual processo de captação de investimentos capaz de dar uma primeira tração para o negócio.

Um segundo ponto decisivo é o entendimento do ambiente de negócios no qual se deseja investir. O futuro empreendedor precisará imergir fundo nas dores do mercado, no perfil dos consumidores que podem se interessar por seus produtos/serviços e analisar, com mais detalhes, as características centrais de concorrentes diretos e indiretos, de modo a criar estratégias de diferenciação. Afinal de contas, quando entendemos e nos especializamos no segmento em que planejamos investir, nossas chances de sermos bem-sucedidos enquanto empreendedores serão muito mais significativas.

Outra questão que precisará ser considerada é a nossa capacidade de assumir riscos aliada ao propósito e motivação que nos levam a empreender. Por mais que haja planejamento – e ele é fundamental para que se encontrem respostas para os desafios que surgem continuamente no mercado – temos de estar cientes de que empreender é estar disposto a arriscar e também encarar os obstáculos que fazem parte da realidade de qualquer empresário no país.

Por isso não podemos esquecer do propósito: só com um direcionamento muito claro de nossos anseios teremos a motivação para enfrentar tais desafios e fazermos esforços contínuos para preservar o legado de nossas organizações.

Por fim, não podemos esquecer que empreender é um exercício contínuo de gestão estratégica que virá sempre ao lado do planejamento apontado no início. Suponha, por exemplo, que sua empresa queira investir em tecnologia ou expandir seus negócios.

Em algum momento, possivelmente, será necessário abrir caminhos para o crédito empresarial e essa busca também deve considerar uma exímia organização financeira, planejamento para a negociação com os bancos, suporte especializado e entendimento do seu perfil de negócio, de modo que seja possível encontrar linhas de crédito e instituições que casem com a realidade de sua empresa.

Em outras palavras: não há dúvidas de que o empreendedorismo é um caminho de mais liberdade, potencial financeiro e independência. Para assumir essa decisão dentro de uma trajetória profissional, cada futuro empreendedor precisará abraçar também os desafios intrínsecos a essa escolha e ter a certeza de que sonhos só se constroem com muita dedicação, visão estratégica e persistência. E a recompensa principal de todo esse esforço é saber que seremos os donos de nosso caminho!