Blog Details Title

Qual o momento ideal de buscar crédito na sua empresa?

Estamos entrando no segundo trimestre de 2022, um ano de expectativa sobre a retomada econômica do país e que, após alguns percalços iniciais, vem apresentando índices positivos para o ambiente de negócios brasileiro, incluindo o fechamento do PIB de 2021 em 4,6% (acima do esperado pelo mercado) e um equilíbrio na taxa de câmbio do dólar após longos períodos de alta.

Esse cenário pode ser determinante para o fortalecimento de negócios profundamente afetados pela pandemia e a busca por investimentos e linhas de crédito tende naturalmente aumenta. O que não pode ser esquecido, dentro desse contexto, é que o crédito deve ser encarado como um produto a ser utilizado tendo-se em vista a sustentabilidade financeira. Por isso, é tão importante avaliar o momento certo de se buscar o crédito.

Em um plano macroeconômico, nos últimos dois anos observamos uma oferta de programas de crédito crescente no país, ao passo que, agora, o cenário vem se retraindo. Além disso, o que preocupa as instituições financeiras no momento é a tendência à inadimplência. Para termos uma ideia, 28% dos pequenos negócios que pegaram empréstimos entre 2020 e 2021 estão inadimplentes, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse cenário de incerteza, junto com o aumento significativo das taxas de juros e o próprio contexto de instabilidade dentro do quadro de eleições, pode tornar ainda mais difícil conseguir boas condições de crédito.

Para que a conta feche, as empresas que buscam linhas de crédito, seja para antecipação de vendas, cobrir emergências, equilibrar o fluxo de caixa ou para investir no crescimento do negócio, precisam planejar bem esse passo para se encontrar as melhores condições. Inclusive, vale ressaltar, que o uso do crédito pré-aprovado deve ser pensado com bastante cautela. pois, via de regra, este crédito é que tem as maiores taxas.

Recorrer ao crédito é uma ótima opção quando há planejamento. Por isso é fundamental imaginar e calcular cenários diferentes, e não apenas o melhor deles; assim a empresa terá mais resiliência e capacidade de desenvolver estratégias para crescer de forma sustentável.

Ao realizar um bom trabalho, a área de finanças da empresa deve ter um histórico de fluxo de caixa que seja transparente sobre a capacidade de pagar o empréstimo. Assim, é possível identificar também possíveis oportunidades para cortar gastos e para investir no que traz mais resultados. Olhar para o passado ajuda no desenho de novos caminhos para o futuro, é assim que a sua empresa pode criar um planejamento efetivo de custos, tempo e recursos necessários para abraçar uma jornada de crédito positiva.

Outro ponto importante é considerar o crédito como mais uma das ferramentas da diversificação de capital do negócio: lembre-se, o imediatismo é inimigo de um crédito de qualidade, ao passo que o planejamento estratégico é uma opção inteligente para que a empresa possa acessar linhas pré-aprovadas conforme sua necessidade.

A expectativa realista a respeito do crescimento do próprio negócio é outro dos fatores que deve guiar a tomada de decisão da empresa sobre o momento ideal de se buscar crédito. Tenha em mente o perfil do negócio, avalie questões relativas ao mercado externo e busque suporte para mapear instituições que se casam com as necessidades de sua companhia – sabemos a dificuldade que os empresários têm para fazer isso. Assim, você terá muito mais chances de conseguir condições favoráveis em termos de prazos, juros e taxas.

Vale ressaltar que, seguindo essas boas práticas, é possível acessar créditos de forma sustentável para alavancar o seu negócio sem que ele se torne mais um agravador de seu quadro financeiro. Por isso mesmo, buscar uma empresa especializada em intermediação de crédito pode ser o ponto forte da sua estratégia.

Por fim, dentro do quadro de fragmentação atual do mercado de crédito e do próprio sistema financeiro, a intermediação, aliada a um planejamento inteligente e ao entendimento do momento do seu negócio, serão fatores decisivos para o acesso ao crédito de qualidade e última instância, para a perenidade de seu negócio.

Em outras palavras: o momento ideal para acessar o crédito será pensado por você. Mas você não precisa fazer isso sozinho. Podemos auxiliar na avaliação de suas necessidades, na organização financeira, na escolha de garantias com boa liquidez. Um parceiros estratégicos para lhe apoiar na busca pelo crédito é fundamental na construção do futuro de seu negócio!