Blog Details Title

O caminho para as linhas de crédito pré-aprovadas e a oxigenação do caixa de sua empresa

Por Adilson Seixas, CEO da LOARA Crédito

 

O cenário macroeconômico brasileiro segue com desafios importantes, mas também há razões para um maior otimismo das empresas. Um deles foi o crescimento do PIB no primeiro trimestre em uma tendência acima da esperada pelo mercado.

O índice – que fechou em alta de 1% – motivou, inclusive, a revisão de projeções para o crescimento do país em 2022 por parte de alguns institutos e agências importantes. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), por exemplo, aumentou para 1,8% a sua estimativa para o PIB deste ano, enquanto o Santander projeta 1,5% (ante 1,1% de seu último relatório) e redução da inflação para a casa de 7,1% até o fim de 2022.

O cenário mais positivo tem motivado empresas de diferentes segmentos na busca pelo crédito e, mais especificamente, por linhas de capital de giro que fomentem um movimento de retomada sustentável e de longo prazo.

Sobre esse ponto, uma pesquisa da Fiesp e do Ciesp realizada na primeira quinzena de junho atestou que 70% das indústrias que buscaram capital de terceiros para os seus negócios foram atrás de opções de capital de giro. Em contrapartida, muitas companhias relataram desafios como a alta nas taxas de juros das instituições financeiras e o próprio contexto de instabilidade – comum no período de eleições.

E como tais obstáculos podem ser superados? Eis a questão! O fato é que, quando falamos de linhas de crédito de qualidade (com juros competitivos, prazos mais flexíveis e otimização de garantias), quanto maior a urgência pelo capital, maiores são as possibilidades de que as empresas enfrentem taxas altas e que podem comprometer seu equilíbrio financeiro.

É a velha lei da oferta e da procura que também vale para o mercado creditício. Conforme já reforcei em outro artigo, as organizações precisam encarar o crédito como um aspecto de sucesso ao negócio e desenhar estratégias para que consigam ter acesso a linhas de crédito pré-aprovadas que, aliás, são uma base de crescimento sustentável muito interessante e capaz de oxigenar continuamente o caixa de empresas em busca de capital de giro.

A seguir, separei três passos cruciais para a construção desse ecossistema de crédito pré-aprovado. Confiram!

Planejamento

Sempre bato na tecla de que planejamento é a etapa fundante em uma jornada de crédito. E por planejamento, me refiro a algumas questões importantes, incluindo:

  1. Entendimento sobre a real necessidade de crédito e capacidade de pagamento da empresa.
  2. Avaliação das garantias e do momento da empresa do ponto de vista financeiro.
  3. Equilíbrio das contas e busca pela quitação de eventuais dívidas capazes de comprometer a conquista de uma linha de crédito mais expressiva e de qualidade.
  4. Manutenção de documentos e certidões necessárias no momento de se tomar o crédito.

Essa organização permitirá, em suma, que a empresa não busque apenas o crédito para “apagar incêndios”, mas sim permitirá que sua jornada em busca do crédito tenha como objetivo a sustentabilidade financeira visando no crescimento a longo prazo.

Relacionamento bancário

Por sua vez, em se tratando da busca por linhas de crédito pré-aprovadas, tal caminho só poderá ser potencializado mediante um relacionamento bancário positivo e sólido.

Desse modo, será possível ampliar o portfólio de opções de crédito que poderão ser acessadas pela sua companhia sempre que necessário.

Além disso, é importante se atentar para o comportamento da empresa no mercado de crédito – atrasos em pagamentos, tipos de prazo e taxas já firmados em outras negociações etc. – pois ele é levado em conta nas avaliações de score pelos bancos.

Suporte especializado

O mapeamento das instituições financeiras que dialogam com o perfil do seu negócio pode ser muito otimizado por meio do apoio de especialistas em crédito empresarial – profissionais com vasta expertise nos pontos críticos e oportunidades do segmento creditício nacional.

Com esse suporte, também é possível estruturar uma estratégia mais eficiente para uma jornada de crédito, considerando os objetivos de sua empresa, capacidade de pagamento e garantias que o negócio tem a oferecer.

Sim, os desafios apontados no início deste artigo para quem almeja acessar linhas de capital de giro existem. Todavia, contar com uma empresa que que conheça os caminhos para o crédito no país, aumenta as chances de superar esse contexto em prol do sucesso.