Blog Details Title

A hora de fortalecer seu caixa é agora!

Quando acompanhamos os índices de mercado e as discussões econômicas no ambiente de negócios do país, é possível inferir que 2022 será um período de desafios, expectativas e incertezas. De acordo com o último Boletim Focus do Banco Central, por exemplo, o PIB brasileiro, no ano que vem, ficará na casa de 1% (com redução de 0,20% em relação à projeção anterior do BC).

Além do PIB, o BC indica ainda alta da taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) para 11% como forma de conter a alta na inflação que fechará, esse ano, bem acima da meta do Banco Central que era de 3,75%, sendo que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve atingir 9,33% neste ano.

Outros bancos e institutos como o Itaú, vale salientar, cogitam inclusive um movimento de retração econômica em 2022. Para além de todos esses indicadores que denotam um cenário complexo para o ano que vem, viveremos ainda um ano de eleições que, por si só, sempre trazem instabilidade para o mercado.

Diante de todas essas perspectivas, um direcionamento importante para as empresas diz respeito a busca pelo fortalecimento de caixa: é fundamental que as organizações desenhem estratégias, incluindo capital de giro de terceiros por meio de linhas de crédito de qualidade, para se estruturarem diante das possibilidades de um novo cenário macroeconômico desafiador e eventualmente até de crise.

E a hora para esse planejamento e passo na direção da busca pelo crédito é agora. É importante aproveitar o ciclo do último bimestre do ano para acessar linhas de crédito empresarial que, dado os indicadores atuais, no ano que vem, poderão se tornar mais complexas de serem acessadas, vide o possível cenário de instabilidade e alta nos juros que pode influenciar no volume de crédito ofertado no mercado.

Aproveitando os meses de novembro e dezembro, as companhias ainda têm oportunidade de acessar um período em que o crédito vive um ciclo de expansão, o que, consequentemente, abre mais portas para o acesso a linhas de empréstimo PJ interessantes e com prazos mais flexíveis para o bolso do empresário.

Por sua vez, para ter acesso ao crédito, além de organização financeira, garantias e planejamento, é interessante que as empresas busquem o suporte de especialistas que, além de mapear diferentes oportunidades disponíveis dentre as mais diversas instituições bancárias, poderão auxiliá-las a negociar taxas, prazos e juros mais competitivos para o seu negócio.

E tudo isso levando-se em conta o perfil de cada empresa, suas particularidades, desafios e demandas, visto que, assim como cada banco tem um perfil de cliente ideal, também as companhias contam com linhas de crédito que melhor se comunicam com o perfil de seus negócios.

Sim, há a possibilidade de que vivamos um novo período desafiador para a atividade empresarial no Brasil em 2022, todavia, negócios que se planejam e criam reservar para diferentes contextos econômicos são mais robustos e, mesmo nos ambientes mais adversos, podem crescer e preservar seus legados para o futuro!